terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Cenário Cultural do Comércio e sua História


( Imagem do Elevador Lacerda)


O Comércio é o primeiro bairro de negócios organizado do país, abriga um dos principais centros financeiros e de serviços da capital baiana. No entanto, o bairro sofreu um período de estagnação no início dos anos 80, com a migração dos empresariais para a região do Iguatemi, só recuperando sua posição no período recente.

Das especiarias aos serviços, o bairro do Comercio em Salvador ressurge como um importante espaço de desenvolvimento urbano. Principal porta de entrada da cidade na primeira metade do século XX, o Comércio recebia da Baia de Todos os Santos os principais produtos agrícolas que movimentavam a economia baiana. O que gerou riquezas para o bairro, visíveis na suntuosidade de seus casarões e prédios comerciais. 

Possibilitando um lastro econômico que trouxe a Salvador o desenvolvimento necessário para assumir seu papel de metrópole. No entanto, o pólo econômico da cidade mudou seu eixo, passou da cidade baixa para a cidade alta, e Salvador cresceu contrariamente ao tradicional centro econômico do Comércio. A partir da década de 70, a nova dinâmica urbana da cidade fez expandir seus setores norte e nordeste, na região do Iguatemi, levando à consequente decadência ao bairro.

Durante 400 anos, a região figurou como único centro comercial, industrial e portuário da província. A construção da Avenida Lafaiete Coutinho - Avenida Contorno em 1962, muda o aspecto do Comércio, favorecendo a implementação de um moderno Centro Comercial para a época.


( Imagem do Mercado Modelo )


O processo de revitalização teve início no final da década de 90, visando a reocupação da área através de políticas de incentivo e atração de novos investimentos, e vem trazendo resultados. Em 2004, a população circulante era em torno de oitenta e cinco mil pessoas e hoje ultrapassa a casa dos cento e trinta mil. O incentivos fiscais como isenção de IPTU e redução do ISS de 5% para 2% são os grandes atrativos para novos empreendimentos. Quase em frente ao Escritório de Revitalização na Rua Pinto Martins, está a Contax, um centro de Call Centers por onde circulam cerca de três mil pessoas por dia. 

Antes localizava-se no edifício Capemi, no Iguatemi e com a vinda para o Comércio demonstra uma tendência até então impensável. A vinte metros, na Rua Miguel Calmon, está o antigo prédio da Leste Brasileiro que no final de Agosto foi comprado pela Faculdade Dom Pedro II. Desocupado há mais de trinta anos, o imóvel de seis pavimentos e cinco mil metros quadrados de área construída deverá atender cerca de dois mil alunos. 

Primeiro grande estabelecimento a se instalar no bairro como fruto da revitalização, a Faculdade da Cidade atende 3.600 alunos. Com oito cursos, desde o primeiro semestre de 2004, ocupa o antigo prédio do Banco Econômico na Praça da Inglaterra.


O bairro do Comércio tenta se reerguer, com aparentes mudanças sociais e econômicas, recuperando monumentos e prestígio. A exemplo do Plano Pilar, re-inaugurado em abril de 2006, depois de vinte e dois anos inativo, e o Forte São Marcelo, reaberto à visitação pública. Demonstrando uma vontade em reviver seus tempos áureos, ao mesmo tempo em que constrói uma nova história.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O blog trouxe conhecimentos bem interessantes e de utilidades, como por exemplo, sobre o comercio ser o primeiro bairro de comercio organizado do país, isso para me é uma novidade.
    O conteúdo postado como um todo é de grande conhecimento e interessante, e serve para muitos que não conhecem sobre o bairro do comércio, para obter informações.
    No entanto, o bairro precisa melhorar em alguns aspectos, mais organização em estacionamento de carros, até porque tem lugares para estacionar em que os flanelinhas querem tomar conta. Sendo que é para os funcionários responsáveis por esse serviço fazer a organização, com os flanelinhas no local causa medo, isso tinha que ser fiscalizado.
    Com as faculdades no bairro aumenta o movimento de pessoas e movimenta a moeda gerando riquezas para o país e atraindo outras organizações para o local, uma das faculdades situada na bairro é a Unijorge que se encontra com quatro campus até o momento com grandes cursos e uma boa estrutura disponível, porém tem uma falha que a Unijorge junto com o orgão responsável poderia entrar com providência, que é a travessia em frente ao campus IV para o ponto de ônibus não tem faixa de pedestre o que fica muito arriscado para os estudantes, os motoristas não param e os pedestre tem que esperar o fluxo diminuir para ter como atravessar.
    Os conteúdos expostos no blog foi de muita utilidade e conhecimento para me, vai atrair muitos leitores com as curiosidades citadas que eu não sabia que existia no bairro do comércio.
    Parabéns aos blogueiros pelo conteúdo proposto.

    Carolina dos Santos Barreiros

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O presente blog Adm Cultural traz informações bastante importantes e curiosas que é capaz de atrair leitores, uma delas é sobre o bairro do comércio com sua história, o seu cenário cultural, suas mudanças e melhorias. Pois, a partir das informações dadas pelo grupo percebi que é muito importante está por dentro de tudo aquilo que já ocorreu no bairro até os dias atuais, onde sabemos os momentos difíceis que já se passou como também as suas renovações, o processo de revitalização e que o Comércio foi o primeiro bairro de negócios organizados do pais, na qual abriga um dos principais centros financeiros, onde também encontramos diversas faculdades e uma delas é a Unijorge com quatro campus situada no bairro, tem uma ótima estrutura e organização, e com grandes cursos, um deles o de Administração que é de extrema importância para nós estudantes e administradores. Além do meu conhecimento nesse cenário cultural do bairro, adquirir uma informação de extrema importância e que me chamou atenção, onde o Comércio em Salvador de maneira geral ressurge como um importante espaço de desenvolvimento urbano e com isso percebo que a partir desse momento o bairro passou a gerar riqueza melhorando assim o seu aspecto de maneira geral.
    O bairro do Comércio em Salvador é bastante visitado por pessoas de todo o mundo devido ao seu prestígio, e para continuar assim é sempre bom haver renovações para a sua melhoria, como mudanças nos locais mais visitados pelos turistas, melhoria em alguns prédios históricos na aparência como também no seu interior, mais lixeiras nas ruas para sempre manter a limpeza e não poluir o meio ambiente, como também mais policiamentos para que assim diminua os assaltos e as pessoas andarem nas ruas com mais segurança e vagas de estacionamento para os motoristas para que assim não ocorra congestionamento no bairro.
    Então concluindo, gostei muito do conteúdo proposto pelo grupo e estou satisfeita com a leitura e o conhecimento adquirido através desse blog.


    Jéssica Neves Soares

    ResponderExcluir